Panorama histórico-Literario

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente - Humanismo

A situação historia no período que foi escrito o auto da barca do inferno se enquadra na escola literária do humanismo, que se assenta sobre dois princípios fundamentais:  a volta as origens do cristianismo e a revalorização do legado cultural da antiguidade clássica. Essa proposta ao retorno do cristianismo original continha certo repudio ao comportamento da igreja romana. Repugnava os humanistas o autoritarismo da Igreja Medieval e seus desvios em relação ás fontes da doutrina cristã, que são os Evangelhos.
O Humanismo é um movimento intelectual, uma doutrina filosófica e uma postura artística que representam a transição entre a cultura européia e o renascimento. Teve inicio na Itália no fim do século XIII e o inicio do século XIV.
Em pontos podemos caracterizar essa situação como: Transição da Idade Média para o Renascimento, Crise do Feudalismo, Crise da Igreja Católica, Crise da escolástica, Inicio de Mercantilismo, Prosperidade da burguesia e o Absolutismo.     




Memórias de um Sargento de Milicias - Manoel A. de almeida
Iracema - José de alencar - Romantismo




A arte romântica domina a primeira metade do século XIX, tendo se originado no final do século XVIII, na Alemanha e Inglaterra, seu ponto de propaganda mundial foi à frança no começo do século XIX.
   O movimento romântico surgiu como oposição ao espírito racional dos clássicos (equilíbrio, perfeição, clareza, harmonia, disciplina) e como meio de expressão da burguesia, que define o seu poder com o sucesso  político da revolução francesa (1789) e com o prestigio econômico  da revolução industrial(1760). Expressando o anseio de liberdade  dessa nova classe, então eufórica  com a recente vitoria sobre a nobreza decadente, a Literatura romântica baseia-se na imaginação e no sentimentalismo, que desrespeitam  as normas e os modelos da Literatura clássica, vinculada ao Antigo Regime. Resulta daí uma Literatura impetuosa, fantasista, sonhadora, intuitiva e libertaria apoiando-se num tipo de frase envolvente e calorosa, bem próxima das expectativas populares.
O livro de Manuel Antonio de Almeida é romântico, não há duvida. Todavia sua sensibilidade não se derramava tanto quanto a dos  ultra-românticos , que constituíam a grande novidade na poesia brasileira as época das Memórias .De fato, o melhor de nossa poesia ultra-romântica foi publicado na época de 1850:  A Nebulosa, Joaquim Manuel de Macedo-1850(edição parcial na revista Guanabara:) ;Lira dos Vinte Anos.Álvares de Azevedo-1855 Inspiração do Claustro ,Junqueira freire -1855;A s primaveras,Casimiro de Abreu-1859.Não obstante,Manuel Antonio faz questão de manter o equilíbrio emocional,primando pela clareza e ridicularizando todo e qualquer transbordamento emotivo em suas personagens.
Essa postura de independência relativamente á moda do sentimentalismo deve ter contribuído para que o livro de Manuel Antonio de Almeida caísse no esquecimento junto aos leitores e a critica do tempo. A segunda edição da obra só saiu um ano depois de sua morte, em 1862. Em vida, nenhum estudioso lhe deu atenção. Parece mesmo que não houve nem resenhas jornalísticas acerca de seu livro. O grande prestigio dele começaria bem mais tarde, a partir do realismo.

Iracema é o melhor romance indianista brasileiro e um dos mais belos textos de nossa literatura. Nele, Alencar soube aproveitar sugestões da natureza americana e do idioma dos índios, fazendo-as refletir diretamente sobre sua linguagem, de ritmo maravilhoso e encantatório. Contra a estória dos amores de uma índia tabajara e um guerreiro português.     


O cortiço - Aluisio Azevedo
Dom Casmurro - Machado de Assis
A Cidade e as Serras - Eça de Queiros - Realismo/Naturalismo




Situação histórica:
·        Segunda metade do século XIX
·        Sociedade burguesa
·        Luta de classes
·        Neocolonialismo imperialista
·        Decadência da monarquia no Brasil
·        Abolição da escravatura (1888)
·        Proclamação da republica (1889)

Características gerais:
·        Oposição ao romantismo: perspectiva critica
·        Descritivismo: observação e analise da realidade

Tendências:
·        Realismo: analise psicológica
·        Naturalismo: analise patológica/cientificismo/zoomorfismo/estética do feio
·        Expressionismo: deformação e intensificação da realidade
·        Impressionismo: sugestão da realidade por sensações e impressões
·        Parnasianismo: esteticismo (Arte pala Arte)

A narrativa naturalista, para fazer uma vigorosa analise social de grupos humanos marginalizados, procura valorizar os movimentos coletivos. No caso de o cortiço, essa proposta vem explicitada no próprio titulo, sugerido a tese de que o principal personagem do romance não e nem Joao Romão, nem Bertoleza, nem Rita Baiana, mais o próprio cortiço. Essa escolha indicia que Aluisio Azevedo quis produzir um romance de massas, para denunciar o revoltante modo de vida de um embrutecido grupo social.Desse modo, as personagens principais existem dentro de um contexto que não é pretexto, mas dado essencial e indispensável para a compreensão dos contrastes que a narrativa levanta.Com isso, pode-se afirmar que a unidade de composição da obra é fornecida pelo próprio cortiço, que a delimita com rigor no tempo e no espaço.


Vidas Secas - Graciliano Ramos
Capitães da Areia - Jorge amado - Modernismo no Brasil: Segundo Tempo


Modernização Conservadora:
• Crise do Capitalismo favorecia a maré montante nazifacista, á direita, e a comunista, á esquerda.
• II Guerra Mundial, bárbarie desumana decorrente da ambição imperialista da civilização ocidental.
• Brasil: esgotamento da Republica Velha, inicio da Era Vargas.
• Revolução de outubro 1930
• Revolução constitucionalista 1932
• Intentona Comunista 1935
• Ditatura do estado novo 1937-1945


Vidas secas é uma obra que se insere no ciclo do romance regionalista nordestino desenvolvido ao longo da década de 1930, constituindo-se num dos marcos do neo-realismo na literatura brasileira. O critico Tristão de Athayde refere-se à década de 1930do seguinte modo: ’’ passou à hora das coisas bonitas’’. Com efeito, um grupo de escritores norte – nordestinos mobilizou-se para tomar os problemas da região como pano de fundo de sua experiência literária. A bagaceira (1928), de Jose Américo de Almeida, é considerado o marco inicial do ciclo do romance regionalista nordestino.


Jorge Amado iniciou a redação de seu texto romance, Capitães da Areia, na cidade de Estancia, interior do Estado de Sergipe, em março de 1937, para termina-la em pleno Oceano Pacifico, a caminho do méxico, no mes de junho do mesmo ano. Os exemplares da primeira edição da obra, disponiveis no mercado e no estoque da editora José Olympo, que a lançara, foram apreendidos pouco após a instalação do Estado Novo (1937-1945). Em novembro, oitocentos exemplares do livro foram incinerados publicamente em salvador, por ordem do comandante da 6° Região militar.A ditadura Vargas, enquando durou, pode ter impedido a circulação desse romance, mas a partir de sua segunda edição (1944), ele vem mostrando a vitalidade que já ultrapassou a marca de 120 ediçoes em lingua portuguesa.