domingo, 15 de maio de 2011

A intertextualidade entre Dom Casmurro e Otelo


Machado de Assis sempre foi mestre em criar situações delicadas e polêmicas para suas personagens em suas obras. Dom Casmurro não é diferente, e por muitos, pode ser considerada sua obra literária, que mais fez profissionais da área, e até mesmo leigos perderem o sono refletindo, tentando encontrar a resposta para a famosa pergunta: Capitu traiu, ou não Bentinho?
O tema já é conhecido e já foi utilizado por outros muitos autores, e é claro, Shakespeare com Otelo, sua famosa tragédia, não pode ser esquecido.
Mas até onde vai a semelhança entre a obra de Shakespeare e Dom Casmurro?
É notório que o tema principal abordado por esses dois grandes mestres da literatura é o ciúme, e até onde a mente humana pode chegar. Em Otelo, as conseqüências são mais drásticas do que em Dom Casmurro. Na primeira obra, Otelo, movido pelo ciúme, mata Desdêmona e em seguida tira a própria vida, após saber que sua amada era inocente. Já em Dom Casmurro, Capitu é punida com a separação de Bentinho, indo morar  na Europa.
É possível perceber que a intenção de Machado de Assis foi realmente a de não deixar claro na obra a infidelidade de Capitu, deixando que o próprio leitor tirasse suas próprias conclusões. É claro, que pelo livro ser narrado em primeira pessoa, a todo o momento Bentinho tenta convencer o leitor de que sua esposa realmente o traiu, e que Ezequiel não era seu filho, mas sim de Escobar, seu melhor amigo. Por outro lado, a própria maneira como Bentinho apresenta cada situação, demonstrando em pontos específicos o quanto seu ciúme era obsessivo, nos mostra que toda a desconfiança, talvez não tivesse fundamentos, e que tudo não passara de situações que ele mesmo criou em sua mente.
Em Otelo, Iago era responsável por enganar o Mouro, levando-o a acreditar que Desdêmona o traíra, mas em Dom Casmurro não foi preciso que outra personagem incentivasse essa desconfiança, pois o próprio Santiago, mergulhado em suas reflexões passa a desconfiar de Capitu.
 O próprio nome escolhido por Machado de Assis para a personagem principal de Dom Casmurro faz menção á tragédia de Shakespeare. Santiago, olhando para esse nome é possível perceber, sem muita dificuldade: Santo Iago. Assim, Bentinho pode ser considerado seu próprio sabotador, assumindo a função de Iago em si mesmo.


Evidências encontradas no livro:

Capitu traiu ou não?

Aspectos que levam a crer que sim:

  • No capítulo CVI – “Dez libras esterlinas”, Capitu mostra dez libras esterlinas, fruto de suas economias, a Bentinho e diz que Escobar foi seu corretor e que este não lhe dissera nada pois ela queria lhe fazer uma surpresa, o que demonstra que havia entre Capitu e Escobar uma certo grau de intimidade e confiança um no outro.
  • No capítulo CXIII - “Embargos de terceiro”, Bentinho vai ao teatro e deixa Capitu em casa, por ela dizer que estava doente. Quando ele volta, encontra Escobar voltando de sua casa, ele diz que tinha ido lá para procurá-lo. Quando Bentinho chega em casa, Capitu está bem melhor ou até mesmo  boa. Será que ela realmente estava doente ou tudo não passou de dissimulação para enganar o marido?
  • No Capítulo CXXIII – “Olhos de Ressaca”, durante o enterro de Escobar, Bentinho nota em Capitu um sofrimento tão grande que tornava-se praticamente igual ao de Sancha, viúva de seu amigo.
  • A semelhança entre Escobar e Ezequiel era tão grande, que para Bentinho não havia prova maior que esta.

Aspectos que levam a crer que não:

·        No capítulo LXXXIII – “O Retrato”, Bentinho conversa com Gurgel sobre semelhanças entre pessoas e este lhe diz: “Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas”, ou seja, a semelhança existente entre Escobar e Ezequiel poderia se enquadrar nesse caso.
·        Em diversos capítulos Bentinho demonstra cenas de ciúme excessivo de Capitu.
·        Como o livro é narrado pelo próprio Bentinho, muitas cenas podem ser exageradas, por se tratarem do próprio pensamento e das reflexões da personagem.


5 comentários:

  1. com entário muito util me ajudou e muito a fazer meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Vim procurar mais intertextualidade. Na wikipedia diz que os amigos de Machado acreditaram no narrador, e que só em 1960 se entendeu que o grande lance não é o ciúme e sim a dúvida, porque Helen Caldwell identificou evidentes e frequentes intertextualidades com Otelo, onde o marido é enganado e levado a crer na traição por engano, e essa seria a pista maior de Machado pra mostrar que ele não traiu. Além do nome Santiago (obrigado!) quero saber quais são as demais intertextualidades.

    ResponderExcluir